A Rainha do Cangaço

A Rainha do Cangaço

18 março 2010

Maria Bonita


Maria Gomes de Oliveira,  Maria Bonita (Glória, 8 de março de 1911[1] — 28 de julho de 1938) foi a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. João de Sousa Lima, um dos principais biógrafos de Maria Bonita, afirma que a cangaceira nasceu em 08 de março de 1911 no sítio Malhada da Caiçara, do município de Paulo Afonso, na época município de Glória, Bahia.

Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se a mulher de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, conhecido como o "Rei do Cangaço". Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos.

Com o cangaceiro, Maria Bonita teve uma filha de nome Expedita e Ananias Gomes de oliveira, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimortos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"), assim como Lampião e outros nove cangaceiros.

Notas
1.↑ a b Segundo o Antônio Amaury, a certidão de batismo em nome de Maria Bonita não pode ser localizada. Maria deve ter nascido por volta do ano de 1908 (ARAÚJO 1984, fls. 168)

Bibliografia
Antônio Amaury Corrêa de Araújo. Lampião: as Mulheres e o Cangaço .São Paulo: Traço Editora, 1984. v. Ler também: A Trajetória Guerreira de Maria Bonita, a Rainha do Cangaço, de autoria do escritor João de Sousa Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário