A Rainha do Cangaço

A Rainha do Cangaço

22 agosto 2010

COMUNICADO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA
INSTALAÇÕES especiais de ensino
Av. Ademar de Barros s/n - Ondina Tel. / Fax: (071) 3283-6322/ 3283-6324

A Coordenação Central das Instalações Especiais de Ensino da UFBA, composta pelos Pavilhões de Aulas Felippe Serpa, Glauber Rocha, Heonir Rocha e Thales de Azevedo, informa que, devido à grande demanda de alocação de disciplinas de diversas unidades da UFBA (muitas delas em reforma) nesses Pavilhões e ao atraso na entrega do Pavilhão de Aulas de Ondina (PAF 5) em razão das fortes chuvas que se estendem desde abril deste ano, alocamos momentaneamente algumas disciplinas (41 turmas em 16 salas) à tarde e (82 turmas em 16 salas) à noite no Pavilhão de Aulas Thales de Azevedo, localizado no Campus de São Lázaro. Com tal medida, temos um campus em intensa atividade. Para tanto, foram tomadas as seguintes providências:

-Aumento do contingente de vigilantes inclusive com ronda motorizada;
- Iluminação nos moldes atuais (gambiarras) do Campus Ondina, até que ocorra a instalação dos postes de iluminação, já adquiridos;
- Reforço no número de câmeras de segurança interna, e instalação de câmaras monitoradas pela Polícia Militar Comunitária, localizadas ao longo da Estrada de São Lázaro.
- Lotação de funcionários do quadro e terceirizados para atender às atividades acadêmicas.

Maria de Fátima Bento Carvalho
Coordenadora das Instalações Especiais de Ensino
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Como podemos ver, fica registrada a importância de mantermos o funcionamento do Pavilhão de Aulas de S. Lázaro, devendo haver atenção especial e esforço efetivo da Administração para ampliação das medidas adotadas para segurança e infraestrutura.

Verificamos na reunião que existe a disposição para a transferência de turmas para o campus de Ondina assim que o prédio do PAF 5 estiver concluído.

No que se refere à sequência de aulas, sem intervalo entre elas, que acontecem em S.Lázaro e Ondina, decidimos junto a docentes do Departamento de Letras Vernáculas reunidos ontem, transferir as turmas de LET E45 que estão alocadas no PSL às terças e quintas à noite para o Instituto de Biologia (2 turmas) e para o PAF 3 (as demais turmas).

Durante este mês, enquanto se aguarda a entrega do PAF 5, as aulas acontecerão em turmas duas a duas com os seus dois respectivos professores trabalhando em conjunto.

Como cada turma tem no máximo 25 alunos, não teremos mais de 50 alunos em cada sala.

No PAF 5 as turmas agrupadas voltarão a funcionar separadamente. Foi a solução possível para evitar um trancamento em massa, já que será impossível a oferta de imenso número de turmas em 2011.

Dessa forma, todos os alunos que se encontram com aulas de LET E45 no PSL devem se dirigir ao PAF 3 ou permancer nele, amanhã, quinta feira no seu horário de aula previsto. Na Secretaria do IHAC indicaremos as salas onde cada turma terá aula.

Continuaremos buscando alocação para outras turmas situadas no PSL, já que tal fator vem dificultando alguns alunos cursarem em sequência duas matérias que estão alocadas em campus distintos.

Verificaremos com a Administração hoje como se dá a utilização do PAF 3 pelos Cursos de Extensão, para o melhor aproveitamento possível das salas, considerando que a Extensão é também importante e constitui-se num dos três pilares da universidade, juntamente com a Pesquisa e o Ensino.

Por enquanto pedimos que conversem com seus professores para que seja viabilizado um intervalo entre o final da aula de 18h30 e o início da aula de 20h30.

Lembramos que há um acesso ao Campus de São Lázaro também a partir da Av. Oceânica, onde circulam muitas linhas de ônibus.

Ao final da Av. Sabino Silva, há uma rua chamada Clementino Fraga, que tem início no Ondimar Hotel, situado ao lado do CEJUS, e vai até o Campus de São Lázaro. São cerca de 200 metros.

Sobre Salas ainda não definidas e sobre professores de outras Unidades:
Estamos entrando em contato com algumas Unidades que possuem turmas ainda sem salas definidas. Há um deficit de salas em certos horários, mesmo com a utilização do campus de S. Lázaro. Por exemplo, alguns cursos têm aulas que vão até as 17h, enquanto muitas outras aulas iniciam às 18h30, impedindo a utilização das salas das 17 às 19h...
Algumas Unidades não solicitaram salas à Administração dos PAF.

As aulas de GEO A82 T01 Globalização e Território, com o Prof. Alcides Caldas, serão na sala 102 C do Instituto de Geociências.

O mesmo estamos providenciando em relação a alguns professores que não iniciaram suas aulas.

Precisamos da colaboração de vocês nos informando que aulas não são dadas devido à falta ou ausência de professor. Façam por favor uma lista de presença, indicando matéria, turma, professor (se o nome já estiver divulgado), sala, e-mail/telefone de um representante da sala, e entreguem a lista na Secretaria do IHAC.

Sobre as aulas de Estudos Jurídicos
A Pro-Reitoria de Graduação está encaminhando o pedido de contratação de docentes da Faculdade de Direito. Os Professores Carlos Bonfim e Fernando Ferraz (coordenador e vice do Colegiado de Humanidades) estarão hoje pela manhã na Faculdade para combinar e organizar as atividades introdutórias da Área.

Sobre alterações de matrícula
Os funcionários encarregados dos Colegiados precisam fazer trabalho interno para remanejamento de turmas, inclusões e exclusões já solicitadas e outros trabalhos de rotina.
A quantidade de trabalho está muito grande na Secretaria.

Receberemos até amanhã, 19/8, quinta -feira, às 20h, pedidos de alteração de matrícula, sempre no formulário próprio.

Não atenderemos cada estudante pessoalmente na Secretaria. Apenas receberemos os formulários para encaminharmos os pedidos no trabalho interno.

O atendimento do pedido depende, é claro, da existência de vagas. Coloque no formulário todos os detalhes importantes, por exemplo: "só excluir a matéria existente se houver vaga na materia solicitada", ou "se não houver vaga na turma da tarde pode colocar pela manhã"...
A partir do dia 20/8, até 30/8 faremos somente exclusões.
Voltaremos assim que tivermos novas informações.

Sergio Farias
Diretor Pro Tempore - IHAC

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